lunes, 14 de septiembre de 2026

Joly Braga Santos no Teatro Tívoli de Lisboa

Hoje tive a sorte de assistir a um concerto no Teatro Tívoli, em Lisboa, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa sob a batuta de Pedro Neves. O programa abriu com uma abertura de Cherubini, mas foi o Divertimento n.º 1 de Joly Braga Santos que realmente me prendeu. A obra combina, de forma muito feliz, ecos de Debussy, de Martinů e de Sibelius, e junta a isso toques bem pessoais e originais. Considerei-a uma verdadeira descoberta e gostei muito dela. 

Joly Braga Santos nasceu em Lisboa em 1924 e morreu na mesma cidade em 1988. Estudou violino e composição no Conservatório Nacional e tornou-se discípulo de Luís de Freitas Branco, o compositor português mais influente da geração anterior. Herdou do seu mestre uma orquestração vívida e colorida, próxima de Respighi, e a isso somou as suas próprias referências europeias. Dirigiu também a Orquestra Sinfónica do Porto e ajudou a fundar a Juventude Musical Portuguesa. Chegou a recusar um convite de Nino Rota para trabalhar em Cinecittà, porque acreditava que um artista desenraizado do seu país perdia autenticidade. Escreveu seis sinfonias e muitos consideram-no o maior sinfonista português de sempre. A sua música ocupa, por isso, um lugar central na história da música portuguesa do século XX. 


Depois, a orquestra encerrou a noite com a Sinfonia Italiana de Mendelssohn. Trata-se de uma obra de repertório absoluto, mas nem por isso deixa de emocionar. O Saltarello final continua a arrepiar quem o escuta. A acústica da sala também ajudou bastante: o som chegou limpo e quente até à plateia. Antes de começar, Pedro Neves pegou no microfone e falou durante bastante tempo — talvez até demais —, mas fê-lo com tanta graça que conquistou o público quase de imediato. Nas suas palavras, defendeu um lugar próprio para a música portuguesa dentro do concerto das músicas do mundo, e isso tocou-me particularmente. 

O próprio Tívoli guarda uma história bonita. O teatro abriu portas em 1924, como sala de cinema, por iniciativa do empresário Frederico de Lima Mayer, e o arquiteto Raul Lino assinou o projeto do edifício. O espaço ainda respira o ambiente daquela Lisboa de entreguerras, a mesma que Pessoa percorria no seu desassossego.

No hay comentarios:

Publicar un comentario